Cidades Arte

"Salve Ela!" Emociona Público no Terceiro Dia de FICATE 2024

Por Dry Alves

19/09/2024 às 20:56:15 - Atualizado há
Fotos: Yuri Montezuma

O terceiro dia do Festival Internacional de Cultura, Arte e Teatro (FICATE) 2024, promovido pelas Companhias Cata-Ventos de Cultura e Tanto Lá Quanto de Cá, foi marcado por uma programação intensa que uniu teatro, oficinas e reflexões profundas sobre temas sociais. O evento, que vai até domingo, 22, trouxe apresentações em escolas e oficinas de direção e maquiagem cênica, culminando em uma peça que emocionou o público ao retratar a vida e a obra de uma das mais importantes escritoras negras brasileiras.

Durante o dia, houve apresentações em duas escolas do grupo mexicano Creatividad Escénica que trouxe o espetáculo "La Gitana Lula". Pela manhã, na escola Iracema Gomes Pereira e, a tarde, na escola Serafim Salgado. Ao todo, mais de 400 alunos foram alcançados por meio da cultura teatral.

Paralelamente, o festival ofereceu duas oficinas que atraíram profissionais e estudantes de teatro. A oficina de direção, conduzida por Ribamar Ribeiro, proporcionou aos participantes aprender técnicas de criação e desenvolvimento cênico. Enquanto isso, Getúlio Nascimento conduziu a oficina de maquiagem cênica, revelando truques e técnicas que transformam atores em personagens impactantes no palco.

O ponto alto do dia aconteceu no SESC Centro, com a apresentação da peça "Salve Ela! Maria Carolina de Jesus em Cena", da companhia carioca Os Ciclomáticos. O espetáculo trouxe à tona a emocionante trajetória de Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra que viveu em uma favela da Zona Norte de São Paulo, sustentando-se como catadora de papel. Carolina registrava seu cotidiano em cadernos encontrados no lixo, o que a levou a publicar "Quarto de Despejo" em 1960, uma obra traduzida para 15 idiomas e vendida em mais de 40 países. A peça tocou o público ao retratar uma vida marcada pela pobreza, mas também pela resiliência e talento que a transformaram em uma das mais importantes vozes da literatura brasileira.


Ribamar Ribeiro, diretor da peça, destacou a importância do FICATE para a cultura latino-americana.

"O FICATE é de uma importância ímpar por ser um festival que promove o congraçamento da América Latina. Ter espetáculos de vários países da América Latina é uma forma de a gente entender que a América Latina é uma só. E a gente fica muito feliz de ser uma companhia do Rio de Janeiro, carioca, brasileira, de estar participando deste evento, com o espetáculo 'Salve Ela, Carolina Maria de Jesus em Cena'. Assim como ela, que foi uma autora favelada, nós dos Ciclomáticos Companhia de Teatro somos uma companhia periférica que nasce com integrantes da favela, da Baixada Fluminense. O FICATE promove esse encontro. Para nós, dos Ciclomáticos, é fundamental que esse festival seja eterno, porque ele não faz só um trabalho cultural, ele faz também um trabalho de formação de plateia. E essa formação acontece dentro das escolas, com os espetáculos sendo apresentados. Muito feliz, estamos voltando para o Rio de Janeiro com o coração cheio de amor e carinho pelo público acreano. Viva o FICATE, viva Os Ciclomáticos, viva Carolina Maria de Jesus!".

Getúlio Nascimento, integrante da companhia, também destacou sua experiência e agradeceu a oportunidade.

"Só tenho a agradecer ao FICATE por nos darem essa oportunidade de trazer esse espetáculo sobre Carolina Maria de Jesus para Rio Branco, para o Acre. Poder trocar com tantas pessoas da América Latina é lindo. Obrigado pelo contato com as pessoas, por trazer esse espetáculo para cá, por estar com vocês neste lugar incrível, falando sobre arte, teatro, e o que amamos fazer. Que o FICATE tenha muitos anos e muitas edições de sucesso".

Fernanda Dias, atriz do elenco e intérprete de Carolina de Jesus, compartilhou a emoção de se apresentar no festival.

"Foi uma honra trazer essa obra para este espaço. Carolina foi uma mulher negra, mãe solteira, escritora, e que além disso escrevia poemas, dramas e melodramas. Durante muitos anos, ela ficou nas sombras, e é muito importante trazer esse trabalho para o FICATE. Estamos muito felizes de apresentar esse espetáculo aqui no SESC de Rio Branco, no Acre, e agradecemos imensamente por essa oportunidade".

O terceiro dia do FICATE 2024 celebrou a diversidade cultural, com peças que trouxeram histórias de diferentes partes do mundo, e promoveu reflexões sobre questões sociais e artísticas, reafirmando a importância do teatro como um meio de transformação e diálogo. A programação segue até o próximo domingo.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão