Brasil e Mundo Guerra da Ucrânia

Rússia expulsa diplomatas britânicos acusados de espionagem

A Rússia anunciou, nesta sexta-feira (13/9), a expulsão de seis diplomatas britânicos sob acusação de espionagem.

Por Redação

13/09/2024 às 10:36:57 - Atualizado há
Foto: CNN Brasil

A Rússia anunciou, nesta sexta-feira (13/9), a expulsão de seis diplomatas britânicos sob acusação de espionagem. A decisão ocorre pouco antes da reunião entre o presidente norte-americano Joe Biden e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, onde será discutido se os países permitirão que a Ucrânia ataque alvos militares no interior da Rússia com armas fornecidas pelo Ocidente.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que se a Ucrânia disparasse mísseis ocidentais contra a Rússia, significaria que a guerra seria também contra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

"A questão não é se deve ou não permitir que o regime ucraniano faça ataques à Rússia. A questão é decidir se os estados da Otan estão diretamente envolvidos no conflito militar ou não. Isso alteraria a própria natureza do conflito. Isso significará que todos os estados da Otan, os Estados Unidos, os países europeus estão lutando com a Rússia. E se for assim, então, dada a mudança na própria essência deste conflito, tomaremos decisões correspondentes com base nas ameaças que serão criadas para nós", disse Putin em uma entrevista na televisão estatal na quinta-feira (12/9).

Leia também

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) afirmou que o Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha estaria coordenando "a escalada da situação política e militar" na Ucrânia e que os diplomatas estavam "ameaçando a segurança da Federação Russa".

Como resposta, o Ministério das Relações Exteriores britânico disse que as acusações do FSB são "completamente infundadas" e que a expulsão dos diplomatas era uma retaliação pelas ações britânicas tomadas "em resposta à atividade dirigida pelo estado russo em toda a Europa e no Reino Unido. Não pedimos desculpas por proteger nossos interesses nacionais".

O FSB ressaltou que as expulsões dos seis diplomatas foram o primeiro passo de uma série de respostas às "numerosas medidas hostis tomadas por Londres". Ele destacou que encontraram “sinais de espionagem e sabotagem" realizadas pelos diplomatas britânicos do departamento político da embaixada de Moscou.

“É divertido observá-lo, mas não pode ser tolerado mais. Ficamos cansados ??de tolerar esse circo enquanto eles corriam por Moscou e pelas florestas urbanas, suas visitas de um dia a cidades vizinhas com o propósito de sentar em um banco por várias horas no frio, ou várias trocas de transporte público e táxis para escapar dos serviços de segurança e visitar alguma reunião de ONGs de agentes estrangeiros que fazem lobby pelos interesses dos migrantes", disse o oficial do FSB.

Fonte: Metrópoles
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão