A ativista ambiental Greta Thunberg, de 21 anos, foi presa nesta quarta-feira (4/9) durante um protesto contra a guerra em Gaza, envolvendo Israel.
A ativista ambiental Greta Thunberg, de 21 anos, foi presa nesta quarta-feira (4/9) durante um protesto contra a guerra em Gaza, envolvendo Israel. A prisão ocorreu na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, onde Greta, junto com um grupo de 20 manifestantes, bloqueou a entrada de um prédio. Ao todo, seis pessoas foram detidas.
Um porta-voz dos Estudantes Contra a Ocupação, uma organização de estudantes dinamarqueses contrários à ocupação israelense da Palestina, confirmou ao jornal The Guardian que Greta Thunberg estava entre os manifestantes envolvidos no protesto.
Thunberg compartilhou no Instagram imagens que mostram a polícia de choque prendendo-a e levando-a para uma van. Segundo as autoridades, os seis detidos são suspeitos de terem forçado a entrada no edifício e bloqueado o acesso ao local.
De acordo com a organização de estudantes, “enquanto a situação na Palestina só piora, a Universidade de Copenhague continua a cooperar com instituições acadêmicas em Israel”.
Outras prisões
A ativista ambiental sueca Greta Thunberg já havia sido detida em abril desse ano, em Haia, na Holanda, ao participar de protesto contra as mudanças climáticas. Ela e outros ativistas do grupo Extinction Rebellion tentaram bloquear uma estrada que leva à cidade holandesa quando a polícia local os deteve.