Polícia RIO BRANCO

Crise na Educação Infantil: quase 3 Mil crianças no Acre esperam por vagas em creches

Uma realidade alarmante se revela no Acre, onde quase 3 mil crianças de até 4 anos aguardam por uma vaga em creches.

Por Redação

28/08/2024 às 18:54:41 - Atualizado há
Foto: Juruá 24 horas

Uma realidade alarmante se revela no Acre, onde quase 3 mil crianças de até 4 anos aguardam por uma vaga em creches. Segundo o “Levantamento Nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil: acesso e disponibilidade de vagas”, todos os 22 municípios do estado enfrentam filas de espera, refletindo uma situação crítica que afeta o futuro educacional das crianças.

Com um total de 2.874 crianças na faixa etária de 11 meses a 4 anos à espera de uma oportunidade, esse número representa 4% do total de crianças nessa faixa etária que estão fora da educação infantil, um dado que não pode ser ignorado. O Acre se junta a apenas três outras Unidades da Federação — Amapá, Rondônia e Distrito Federal — que também registram 100% dos seus municípios com filas por falta de vagas.

A pesquisa revela que a maioria das crianças à espera de creche — cerca de 71% — reside em áreas urbanas, enquanto 29% vivem em zonas rurais. Essa disparidade torna a situação ainda mais preocupante, evidenciando a necessidade urgente de estratégias mais eficazes para organizar e atender essa demanda crescente. Infelizmente, muitos pequenos em idade escolar continuam fora do sistema educacional.

O levantamento foi realizado pelo Gabinete de Articulação pela Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil) e contou com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e diversas organizações da sociedade civil. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (27/8) na sede do MEC, destacando a urgência em se criar um plano de ação robusto para garantir o direito à educação infantil no país.

No contexto nacional, cerca de 632 mil crianças estão em fila de espera por creches em todo o Brasil, com 44% dos municípios enfrentando essa realidade. A pesquisa aponta também que a falta de vagas é o principal motivo para essa situação, afetando diretamente o acesso à pré-escola, onde aproximadamente 78 mil crianças não estão matriculadas.

A nova legislação, Lei nº 14.851/2024, exige que os municípios realizem levantamentos anuais sobre a demanda por vagas em creches e planejem a expansão da oferta conforme necessário. Esse movimento é fundamental para garantir que as crianças tenham acesso à educação infantil, um direito essencial para seu desenvolvimento.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão