PolĂ­cia Segurança

Acre participa do 1º Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança do Acre (Sejusp/AC) participa do 1Âș Fórum Regional Sobre Proteção Integrada de Fronteiras – Arco Norte-Nordeste, nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), em Manaus.

Por Redação

19/09/2024 às 10:57:42 - Atualizado hĂĄ
Acre participa do 1º Fórum Regional soabre Proteção Integrada de Fronteiras. Foto: Ana Paula Xavier/Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança do Acre (Sejusp/AC) participa do 1Âș Fórum Regional Sobre Proteção Integrada de Fronteiras – Arco Norte-Nordeste, nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório da Federação das IndĂșstrias do Estado do Amazonas (Fieam), em Manaus. Este evento tem como objetivo discutir a recém-publicada PolĂ­tica Nacional de Fronteiras, que traz uma visão mais abrangente sobre os desafios e fenômenos relacionados às fronteiras.


O ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da PresidĂȘncia da RepĂșblica , Marcos Antonio Amaro dos Santos, destacou a importância de debater a proteção das fronteiras. "Gostaria de agradecer a todas as ilustres autoridades nacionais e estrangeiras aqui presentes pelo prestĂ­gio conferido ao fórum que revela clara demonstração de comprometimento e maturidade institucional no tratamento desse tema sensĂ­vel, multidisciplinar e transversal que constituem as nossas fronteiras", declarou.

Marcos Antonio Amaro destacou a importância de debater a proteção das fronteiras. Foto: Ana Paula Xavier/Sejusp

O ministro destacou ainda a grande adesão ao evento. "Aqui estamos materializados por ampla participação de convidados que com certeza farão interação nos painéis e o compartilhamento de ideias e expectativas contribuirão para a construção de conhecimento, para o aprimoramento de polĂ­ticas pĂșblicas dedicadas às nossas fronteiras", disse.

O fórum reĂșne autoridades e especialistas na ĂĄrea de segurança pĂșblica das regiões Norte e Nordeste. Foto: Ana Paula Xavier/Sejusp

A nova abordagem considera a complexidade dos ilĂ­citos que cruzam as fronteiras terrestres e seu fluxo até as fronteiras marĂ­timas, visando o escoamento internacional por meio de portos e aeroportos. Essa perspectiva ampliada foi um dos principais temas debatidos durante o fórum, que reuniu autoridades e especialistas na ĂĄrea de segurança pĂșblica.

O evento discutiu inclusive os modelos de gestão local para desenvolvimento sustentĂĄvel na faixa de fronteira. Foto: Ana Paula Xavier/Sejusp

Durante o evento foram debatidos painéis sobre: Crimes transfronteiriços nas rotas do Arco Norte, com ĂȘnfase no trĂĄfico de drogas, crimes ambientais e ilĂ­citos conexos, sob a perspectiva nacional: desafios e soluções; sob a perspectiva Pan-Amazônica: desafios e situações; Amazônia e Soberania e NĂșcleos Estaduais de Fronteiras (NEF): modelos de gestão local para desenvolvimento sustentĂĄvel na faixa de fronteira.

No segundo dia do evento, o diretor operacional da Sejusp, coronel Atahaulpa Ribera, proferiu palestra sobre "Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras (GGIF): Modelos de Gestão Local para o Enfrentamento de Crimes Transfronteiriços". Em sua fala, o coronel destacou a importância da colaboração entre os diferentes órgãos de segurança e a necessidade de uma gestão integrada para enfrentar os desafios impostos pelos crimes que ocorrem nas fronteiras acreanas.

"É uma honra participar do 1ÂÂș Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras e compartilhar nossas experiĂȘncias e desafios na gestão de segurança nas fronteiras do Acre. A PolĂ­tica Nacional de Fronteiras representa um avanço significativo para a nossa estratégia de combate aos crimes transfronteiriços. É fundamental que trabalhemos juntos, unindo esforços de diversas instituições, para que possamos enfrentar de forma eficaz os fenômenos que ameaçam a segurança de nossas fronteiras", disse.

O diretor operacional da Sejusp destacou que a PolĂ­tica Nacional de Fronteiras representa um avanço significativo para a nossa estratégia de combate aos crimes transfronteiriços. Foto: Ana Paula Xavier/Sejusp

O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGIF) é uma proposta inovadora que visa coordenar as ações de segurança pĂșblica, promovendo a troca de informações e o planejamento conjunto entre os órgãos envolvidos. "Acreditamos que, com essa abordagem integrada, teremos melhores condições de prevenir e combater os crimes que afetam a nossa sociedade. A proteção das nossas fronteiras é essencial não apenas para a segurança local, mas também para a segurança nacional. Juntos, podemos fazer a diferença", disse o diretor operacional da Sejusp.

A participação da Sejusp neste fórum é um passo importante na construção de estratégias eficazes para a segurança nas fronteiras do Acre e na integração com outras regiões do Brasil.

Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão