Brasil e Mundo metro-df-2021

ONU promete divulgar relatório secreto sobre eleições na Venezuela

Em meio as incertezas que cercam a reeleição de Nicolás Maduro, a Organização das Nações Unidas (ONU) prometeu divulgar um relatório “confidencial” sobre as eleições no país.

Por Redação

13/08/2024 às 23:04:28 - Atualizado há
Foto: Metrópoles

Em meio as incertezas que cercam a reeleição de Nicolás Maduro, a Organização das Nações Unidas (ONU) prometeu divulgar um relatório “confidencial” sobre as eleições no país. O anuncio foi feito nesta terça-feira (13/8), mas uma data para que o documento venha a público não foi especificada.

Segundo um dos porta-vozes do secretário-geral da ONU, António Guterres, o relatório foi feito por especialistas de um painel eleitoral independente criado pela instituição para acompanhar o pleito, realizado no último dia 28 de julho.

Inicialmente, o documento com recomendações da ONU para futuras eleições no país não seria divulgado. A instituição, no entanto, não informou as motivações que levaram a mudança de postura em relação ao relatório.

Leia também

De acordo com a ONU, o documento já foi compartilhado com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país governado pelo herdeiro político de Hugo Chávez.

O relatório pode colocar ainda mais dúvidas no resultado das eleições venezuelanas, onde Maduro saiu vitorioso em uma votação criticada pela oposição e comunidade internacional por falta de transparência.

Até o momento, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) – que possuí ligações com o governo chavista – não divulgou as atas eleitorais que comprovariam a reeleição de Maduro, ainda que mais de duas semanas já tenham se passado desde a realização do pleito.

A oposição, por sua vez, apresentou dados alternativos onde o candidato Edmundo González aparece como o vencedor das eleições.

Fonte: Metrópoles
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão