Cruzeiro do Sul celebra a inauguração do segundo serviço de Hemodinâmica do Acre, liderado pela Drª. Rejane Holanda Velloso e construída com recursos próprios do Hemocardio
Nesta sexta-feira (19), Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre, celebrou um avanço na área da saúde do município com a inauguração do segundo serviço de Hemodinâmica do estado, localizado no Hospital do Juruá. A cerimônia contou com a presença do governador Gladson Cameli, do secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, e do deputado federal Eduardo Velloso.
A iniciativa, construída com recursos próprios, é uma realização do Hemocardio, o primeiro Centro de Hemodinâmica do Acre, fundado há mais de 12 anos por um grupo de médicos cardiologistas acreanos, entre eles, a destacada Drª. Rejane Holanda Velloso. O Hemocardio, que em Rio Branco começou a operar anexo ao Hospital Santa Juliana, foi pioneiro ao oferecer não apenas serviços de cardiologia, mas também cirurgia cardíaca. Desde então, o centro tem se expandido e diversificado, incorporando procedimentos de angioplastia, tratamentos vasculares e neurológicos.
As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no mundo, e no Acre não é diferente. Até a criação do Hemocardio, muitos pacientes precisavam recorrer ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para obter os cuidados necessários em outros estados. Esse deslocamento muitas vezes resultava em agravamento do quadro clínico, em sequelas irreversíveis, ou até em óbitos, devido ao tempo crítico para o tratamento de infartos, que deve ocorrer nas primeiras seis horas.
A Drª. Rejane Holanda Velloso e sua equipe perceberam a urgente necessidade de expandir esses serviços para a região do Juruá, onde a dificuldade de acesso a Rio Branco aumentava o sofrimento dos pacientes. "Com a ampliação do serviço, vimos o sofrimento da população, principalmente do Juruá, que demorava muito para chegar em Rio Branco. Decidimos, em 2022, começar a implantar o serviço de cardiologia em Cruzeiro do Sul", explica a Dra. Rejane.
O novo centro no Hospital do Juruá já está operando 24 horas, oferecendo atendimento gratuito através do SUS. Essa realização só foi possível graças à participação do Hemocardio em uma licitação pública, garantindo a prestação dos serviços para a população.
Os fundadores e sócios do Hemocardio, Drª. Rejane Holanda Velloso, Dr. Marcio Messias, Drª. Janaína Ferrari Longuini e Dr. Rogério Holanda, celebram essa conquista como um avanço significativo para a saúde pública do Acre. "Estamos agradecidos ao governo do estado do Acre, ao governador Gladson Cameli e ao secretário de Saúde, Pedro Pacoal, e ao deputado federal Eduardo Velloso pelo apoio fundamental nesta jornada", ressalta a Dra. Rejane.
Com a inauguração deste novo serviço o Hemocardio demonstra, mais uma vez, seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos acreanos, proporcionando tratamentos de alta qualidade e salvando vidas. A população do Vale do Juruá, Tarauacá e Envira agora pode contar com um atendimento especializado e acessível, marcando um novo capítulo na história da medicina cardiovascular da região.