Geral Atendimentos

Defensoria Itinerante e MP na Comunidade: Ação integrada promove acesso à justiça, cidadania e direitos em Xapuri

Diversos serviços foram oferecidos durante a ação integrada da Defensoria Pública, Ministério Público, Prefeitura e demais parceiros

Por Assessoria

23/06/2024 às 11:23:29 - Atualizado há

Conhecida como "A princesinha do Acre", a cidade de Xapuri foi beneficiada, neste sábado, 22, com a ação integrada de serviços promovidos pela Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) e o Ministério Público do Acre (MPAC), com o apoio da prefeitura do município e parceiros.

A união dos programas "Defensoria Itinerante, Cidadania mais perto de você" e o "MP na Comunidade", beneficiou à população da zona urbana e rural do município.

A ação realizada, simultaneamente, na Escola Divina Providência e na Universidade Aberta do Brasil (UAB) disponibilizou serviços em saúde, assistência social, emissão de documentos, atendimento em regularização fundiária, atendimento jurídico cível e criminal, sala de cinema comunitária e feira de produtos regionais.

Na manhã de sábado ensolarada, ao som da fanfarra da escola, as atividades da ação foram iniciadas. A apresentação artística foi prestigiada pelo coordenador de Cidadania, Celso Araújo, pela defensora pública que atua na Unidade de Xapuri, Aline Lopes, pelo promotor de Justiça do MPAC, Renan Batista, servidores das instituições, comunidade escolar e da população que aguardava atendimento.

O coordenador de Cidadania, Celso Araújo, reafirmou o compromisso da DPE/AC, na missão de promover direitos e cidadania. "O programa Defensoria Itinerante tem alcançado muitas pessoas, principalmente, no interior do estado. Buscamos ir além dos nossos gabinetes, queremos levar acesso àqueles que mais precisam, beneficiando o cidadão e cumprindo nossa missão primordial", disse.


"Ao longo dos sete anos do Defensoria Itinerante construímos muitas parcerias, isso nos fortalece e fortalece também os serviços oferecidos à comunidade. Por isso, nossos parceiros são fundamentais, não fazemos nada sozinhos. Quero agradecer a todos, em especial ao Ministério Público por essa ação integrada", ressaltou.

Audiência Pública

Com o tema "Violência de Gênero e Políticas Públicas", visando o debate aberto entre as instituições e a população acerca da temática, uma audiência pública foi realizada para comunidade.

Na ocasião, foram divulgados os dados e índices de casos de violências registrados no município, bem como o esclarecimento das leis para proteção e efetivação dos direitos.

Casamento Coletivo

Também fez parte da programação do evento, a celebração do casamento coletivo de 88 casais que oficializaram a união, de forma gratuita, por meio do Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), parceiro da ação.

A cerimônia celebrada pelo juiz de Direito Luiz Gustavo Alcalde, uniu casais apaixonados, como Eduarda Ferreira e Lucas Araújo, que estão juntos há quase três anos e expressaram a felicidade em oficializar a união. Para Lucas, a família formada por sua esposa e o filho de sete meses, é descrita como seu maior bem, por isso descreveu hoje como um dia de realização e alegria. "É mix de sentimentos, estamos vivendo um momento maravilhoso e inesquecível", completou Eduarda.

O casal Vera Dias e Raimundo Nonato, moradores da zona rural do município, também transbordavam alegria e gratidão. "Quero agradecer por essa oportunidade, faz muito tempo que queríamos, mas para casar é caro", disse Vera, agradecida pela gratuidade do serviço. Raimundo, com seu olhar de carinho e admiração pela esposa, prometeu amá-la, cuidá-la e ficar velhinhos juntos.

A cerimônia foi prestigiada pelo deputado federal Eduardo Velloso, prefeito Bira Vasconcelos, demais autoridades do município, representantes religiosos, amigos e familiares dos noivos.

Parceiros

A ação integrada contou ainda com a parceria do governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação (SEE), Secretaria de Saúde (SESACRE), Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, através do Instituto de Identificação, Receita Federal, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Cartório de Xapuri, Associação do Ministério Público do Acre (AMPAC) e Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão