Cidades Atendimentos

Programa Rhuamm celebra dois anos de atuação com atendimento itinerante em Rio Branco

Ação marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Por Assessoria

20/05/2024 às 12:51:17 - Atualizado há

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio da Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos (Rhuamm) e do programa Defensoria Itinerante, promoveu neste sábado, 18, assistência jurídica e diversos serviços para comunidade do bairro Calafate em Rio Branco.

O programa Rhuamm tem por finalidade fortalecer a rede de proteção, com articulação contínua e qualitativa, visando suprir as necessidades identificadas em favor da criança vítima de violência no município de Rio Branco.

Realizada na Escola Municipal Juvenal Antunes, a ação alusiva aos dois anos de atuação do programa Rhuamm e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, finalizou o evento com 1.407 atendimentos oferecidos à população.

Foram oferecidos atendimentos jurídicos, atendimento médico, psicológico e odontológico, testes rápidos, emissão de RG e CPF, atendimento social, corte de cabelo e maquiagem, apresentações culturais, recreação e entrega de brindes para as crianças que participaram do evento.

"Esse evento chegou na hora certa, está maravilhoso. Meus filhos já foram atendidos pelo dentista, agora vamos cortar o cabelo, até eu vou fazer maquiagem também. É muito bom quando somos lembrados e temos essas ações aqui no bairro", disse, entusiasmada, a dona de casa Maria do Carmo, acompanhada dos filhos Davi e Daniel.


Emocionado, o servidor público, Alberto Urquiza, que participou do evento, celebrava com orgulho e gratidão o trabalho da Defensoria Pública. A instituição intermediou uma ação de guarda, para o neto Arthur, de 6 anos, que hoje vive com os avós. "Tudo isso foi graças a Deus e a Defensoria, eu só tenho motivos para agradecer. O Arthur é a nossa vida, nossa alegria, conosco ele tem muita segurança e amor", contou.

Compondo também a programação do maio verde, mês que se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública, da defensora e do defensor público, celebrado anualmente no dia 19 de maio, a defensora pública-geral, Simone Santiago, destacou o compromisso da instituição em prol da população mais vulnerável.

"Somos instrumentos, a Defensoria Pública é uma instituição que busca diariamente servir àqueles que mais precisam. Hoje celebramos os diversos serviços aqui disponibilizados, as nossas parcerias, pois não fazemos nada sozinhos, e frisamos nosso compromisso em continuar trabalhando para garantir os direitos e a defesa dos mais vulneráveis", disse.

"Buscamos tratar, prevenir e combater as violências. Nosso objetivo é promover direitos e levar cidadania, por meio de cada serviço oferecido, todos em um só lugar para beneficiar à população", frisou o coordenador de Cidadania, responsável pelo programa Rhuamm, defensor público Celso Araújo.


Durante o evento, a defensora-geral, Simone Santiago, a subdefensora-geral, Juliana Marques, o coordenador de Cidadania, defensor público Celso Araújo e a coordenadora do programa Rhuamm, Regiane Machado, acompanharam os deputados federais Coronel Ulysses e Eduardo Velloso, e o vereador Ismael Machado, em uma visita guiada pelos serviços que estavam sendo oferecidos à comunidade.

Os atendimentos jurídicos cíveis e criminais da DPE/AC foram coordenados pela coordenadora Cível, Thaís Oliveira e pela defensora pública Aryne Cunha.

Parcerias

A ação contou com a parceria da Receita Federal, do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), da Polícia Militar e da Polícia Civil, através do Instituto de Identificação, da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), do Serviço Social do Comércio (Sesc), parceria do deputado federal Eduardo Velloso, da consultora Mary Kay Waldeíza Bardales, da Barbearia Tucumã, Barbearia Mestre da Tesoura Premium, Café Contri e Estácio Unimeta.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão