Cidades Informação

Energisa esclarece dúvidas sobre iluminação pública

Por Assessoria

15/05/2024 às 16:05:26 - Atualizado há
Encontrar um poste com a luz apagada à noite ou com a luz acesa durante o dia. Pois é, imediatamente lembramos da Energisa, não é mesmo? Mas, saiba que nesses casos, o órgão responsável pela manutenção, expansão e construção pela iluminação pública são as prefeituras.

"Essa é uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta o setor elétrico em todo o país. Mas, por verem a taxa de iluminação pública cobrada todo mês na sua conta de energia, as pessoas imaginam que a concessionária faz a manutenção da iluminação pública na sua cidade", explica o coordenador da Energisa Acre, Alysson Bondezan.

Por mais que as prefeituras mantenham canais de atendimento à população para recepcionar os pedidos referentes à iluminação pública, tem sido comum as pessoas contatarem a Energisa para solicitar a substituição de lâmpadas queimadas ou para informar sobre postes com luzes acesas ao longo do dia.

"Nesses casos, explicamos o procedimento e direcionamos o cliente para que faça a sua solicitação diretamente ao Setor de Iluminação Pública dos Municípios. Sempre que precisar solicitar serviços de manutenção em pontos de iluminação pública na sua rua, bairro ou cidade, o caminho mais célere é entrar em contato direto com a Prefeitura do Município ou Secretaria de Obras em alguns casos, para que possam recepcionar corretamente e dar andamento à solicitação de reparo com maior brevidade", esclarece.

E a taxa de iluminação pública?
Quanto à cobrança da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), que vem mensalmente na fatura de energia, o coordenador expõe que o valor é repassado integralmente às prefeituras que devem usar esses recursos para custear o serviço de iluminação pública.

O que faz a Energisa?
Além de recolher a taxa de iluminação pública, a Energisa tem a responsabilidade de garantir as redes de distribuição de energia elétrica em plenas condições a fim de suprir a carga do sistema de iluminação pública com qualidade e continuidade.

A distribuidora também tem o compromisso de fornecer energia elétrica aos imóveis, estando sempre pronta a atender a comunidade em situações como queda ou danos a postes de distribuição de energia; problemas com equipamentos da rede de energia; fios ou cabos da rede de distribuição caídos nas ruas, que podem estar energizados e provocar choques elétricos.
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão