Política Aleac

Luiz Gonzaga destaca importância de Programa "Mentes Azuis" lançado na Aleac durante sessão solene

Por Mircleia Magalhães

04/04/2024 às 15:42:30 - Atualizado há

Durante sessão solene desta quinta-feira (4) em alusão ao Dia Mundial do Autismo, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB) comemorou o anúncio feito pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre, Moisés Diniz, do lançamento do programa "Mentes Azuis", uma iniciativa pioneira que visa apoiar mães de crianças autistas através de bolsas de pesquisa.

Antes de fazer o anúncio, Moisés Diniz expressou sua admiração pela iniciativa conjunta da Assembleia Legislativa do Acre e do Ministério Público, destacando a importância de reconhecer o sofrimento das mães de autistas. Ele relembrou ainda os desafios enfrentados no passado, quando as salas de aula para crianças autistas eram inadequadas e a falta de recursos era evidente. Em um trecho comovente, ele declarou: "Só há uma dor superior à dor de uma mãe. É a dor de uma mãe que chora o sofrimento do seu filho".

O programa "Mentes Azuis" promete revolucionar o apoio às mães de autistas, oferecendo 500 bolsas de pesquisa ainda este ano. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (FAPAC), em parceria com o governo estadual e liderado pelo deputado Eduardo Veloso, o programa visa proporcionar recursos adicionais para as mães, muitas das quais dependem apenas do Bolsa Família para sobreviver.


As bolsas permitirão que as mães tenham acesso a transporte, especialistas e a oportunidade de buscar diagnósticos e tratamentos para seus filhos. Além disso, as mães serão envolvidas como pesquisadoras auxiliares, permitindo que expressem suas dificuldades e necessidades diretamente aos líderes políticos e comunitários.

Diniz expressou seu apoio ao programa, destacando a importância de empoderar as mães de autistas. Ele afirmou: "O "Mentes Azuis" é um abraço do governo do Acre às mães de autistas, que são mães mais do que especiais".

Disse ainda que espera que o programa não apenas forneça suporte imediato, mas também capacite as mães a se tornarem empreendedoras, criando suas próprias empresas e cooperativas para garantir sustentabilidade financeira a longo prazo.

Para o presidente da Aleac, o lançamento do programa "Mentes Azuis" representa um passo significativo na melhoria do apoio às famílias afetadas pelo autismo no Acre, demonstrando um compromisso claro com a inclusão e o bem-estar de todos os cidadãos. "Podem contar com o nosso apoio a este projeto. Nós precisamos garantir melhorias a estas famílias, elas não podem continuar desamparadas", frisou o deputado Luiz Gonzaga.

Fonte: Agência Aleac
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão