Cidades Cultura

Oficinas Culturais: dia 22 tem nova edição da Cantata de Natal no Acre

Por Redação

22/12/2023 às 13:17:02 - Atualizado há

No dia 1º de dezembro, as janelas e escadarias da sede do Poder Executivo, localizada no centro da capital acreana, foram palco para a apresentação da Cantata de Natal, que contou com a participação de aproximadamente 100 músicos da Escola de Música do Acre (EMAC).

O evento, promovido pelo Governo do Estado do Acre, em parceria com a Universidade Federal e a Escola de Música do Acre, além do patrocínio da Energisa, conquistou amplo destaque na imprensa. Veja nesta matéria exibida pela Globo, no Jornal do Acre – 1ª edição, como o evento emocionou o público!

Agora integrando o calendário estadual de celebrações natalinas, a Cantata de Natal tem nova edição no dia 22 de dezembro, às 19h.

Com orquestra de cordas, coral e banda, a Cantata é uma pequena amostra do trabalho da Escola de Música do Acre (EMAC), unidade escolar ligada à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), que oferece cursos gratuitos para jovens e adultos, em diferentes instrumentos musicais e canto. São beneficiados cerca de 600 alunos, a maioria estudantes de escolas públicas ou integrantes de políticas públicas de inclusão social. Também é destinada uma porcentagem de vagas para estudantes da rede privada e membros da comunidade.

Desde setembro, a EMAC passou a contar com apoio do Grupo Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e do projeto Oficinas Culturais. Com a parceria do Grupo Energisa, a Escola de Música do Acre pôde ampliar o atendimento da comunidade para as aulas já existentes, como Canto Coral, Violino e Teoria Musical, e ofertar novas aulas, como Contrabaixo Acústico, Viola, Violoncelo e Solfejo.

Inaugurada em 2013, a EMAC está localizada na Avenida Central, 92, Conjunto Tucumã II, na extensão do Parque Tucumã, em Rio Branco. As novidades da EMAC podem ser acompanhadas sempre pelo instagram @escolademusicadoac.

Sobre o projeto Oficinas Culturais

Com patrocínio da Energisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Oficinas Culturais deu início às suas atividades na Escola de Música do Acre e em mais duas escolas públicas de Rio Branco, com oficinas de capoeira e música na EMEF Profa. Marilene Mansour e na EMEF Francisco de Paula Leite Oiticica Filho.

As Oficinas Culturais são uma realização da Kalithéa e da Direção Cultura Produções, grupo especialista em consultoria e desenvolvimento de projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. O projeto está na sua sétima edição, acontecendo com regularidade no interior do estado de São Paulo, onde já atendeu aproximadamente 15 mil pessoas, entre alunos da rede pública de ensino e plateia, através de oficinas e apresentações gratuitas de teatro, dança, capoeira, circo e música, em diversas cidades. Graças ao patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto chega pela primeira vez à região Norte e, além do Acre, dá os primeiros passos também em três municípios de Tocantins: Palmas, Araguaína e Gurupi.

Sobre a Energisa:

Com 118 anos de história, a Energisa é um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro, oferecendo um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.

O portfólio abrange nove distribuidoras de energia elétrica; 12 concessões de transmissão; geração de grande porte renovável; uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados; uma empresa de contact center; e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia. Recentemente, o Grupo Energisa diversificou ainda mais o portfólio com a inclusão da distribuição de gás natural, por meio da aquisição da empresa ES Gás.

A missão da Energisa é transformar energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 875 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão