Capital é selecionada para iniciativa federal que reforça a segurança alimentar
Rio Branco foi escolhida como uma das 60 cidades participantes da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades - Alimenta Cidades, uma política pública do Governo Federal liderada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Realizada na segunda (14) e terça-feira (15), a iniciativa capacitou gestores para desenvolver e implementar ações que promovam o acesso de populações vulneráveis a alimentos saudáveis e de qualidade.
"O prefeito Bocalom não tem medido esforços para que os equipamentos já existentes e a construção de mais um Restaurante Popular seja feita para podermos combater a segurança alimentar em Rio Branco", afirmou o diretor de Assistência Social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Ivan Ferreira.
As atividades incluíram visitas técnicas a três locais estratégicos: a Cozinha Solidária Marielle Franco, a Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) e a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), onde foi apresentado o trabalho de compostagem. Consultora da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lorrana Grimes fala da importância dessas experiências práticas.
"É muito interessante porque cada município que passamos tem a sua particularidade e forma de fazer. Isso é muito importante porque conseguimos nos inspirar com experiências positivas e também inspirar outros locais a fazer de uma forma diferente, ou seja, que também possa funcionar para trabalhar com a segurança alimentar daquele local", disse.
Gerente de projetos do Instituto Comida do Amanhã, parceiro do MDS, Alexandre Ramos disse que o projeto deve melhorar os sistemas alimentares nas periferias de grandes cidades. "Aqui no Acre, somente Rio Branco faz parte da Estratégia Alimenta Cidades. Ontem fizemos uma oficina muito boa, pensando em quais são as perspectivas para a implementação da Estratégia e as ações necessárias para que a gente possa cumprir os objetivos", explicou.
© 2025 Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
Fale Conosco: [email protected]