O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (24/3) que o caminho para uma paz duradoura depende de uma ação internacional coordenada para pressionar a Rússia.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (24/3) que o caminho para uma paz duradoura depende de uma ação internacional coordenada para pressionar a Rússia. Ele ressaltou que, durante esta semana, a Ucrânia estará trabalhando de forma conjunta com "parceiros europeus".
"Hoje tivemos reuniões focadas em esforços diplomáticos", disse Zelensky, mencionando encontros com Rustem Umerov, ministro da Defesa ucraniano, e integrantes da equipe norte-americana. Segundo ele, representantes dos EUA também dialogaram com autoridades russas, antes de uma nova rodada de conversas entre Kiev e Washington.
O presidente ressaltou que espera avanços concretos nas próximas horas. "Espero um novo relatório em breve. O que precisamos é de movimento em direção à paz real — em direção à segurança garantida. E isso é algo que todos nós precisamos — na Ucrânia, na Europa, na América e em todo o mundo — todos que querem estabilidade nas relações internacionais”, afirmou.
Zelensky voltou a responsabilizar a Rússia por prolongar o conflito, que já ultrapassa dois anos. "A Rússia continua sendo o único ator que está prolongando esta guerra, zombando tanto do nosso povo quanto da comunidade global", disse.
Zelensky ressalta novamente a necessidade de reforço da defesa aérea da Ucrânia para proteger civis dos ataques russos. A medida apontada é considerada ponto de tensão, já que Putin condicionou seu apoio ao cessar-fogo à garantia de que o governo ucraniano não utilizaria o período para reforçar seu aparato militar.
As declarações de Zelensky vêm em um momento delicado das negociações internacionais, em que cresce a pressão sobre países do Ocidente para reforçarem a assistência militar e econômica a Kiev, enquanto Moscou mantém operações ofensivas no leste e sul do território ucraniano.
© 2025 Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
Fale Conosco: [email protected]