Economia Painel

Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana abre debates em painel sobre G20 e a Agenda de Sustentabilidade

A cúpula do G20 no Brasil em 2024 e a Agenda de Sustentabilidade foram temas do painel coordenado pela ApexBrasil nesta quarta-feira (6/12), no Pavilhão do Brasil da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28)

Por ApexBrasil

08/12/2023 às 12:27:08 - Atualizado há

A cúpula do G20 no Brasil em 2024 e a Agenda de Sustentabilidade foram temas do painel coordenado pela ApexBrasil nesta quarta-feira (6/12), no Pavilhão do Brasil da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28). Dividido em dois blocos, o painel teve como objetivo discutir a relevância da política externa e a colaboração entre as nações associadas ao G20, explorando oportunidades de cooperação para fortalecer a presença e influência conjunta nos fóruns globais.

A abertura do Painel foi realizada pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que enfatizou a importância de o Brasil sediar o encontro em 2024 e recuperar seu protagonismo. "O presidente Lula definiu algumas das prioridades para a agenda do Governo no G20 em 2024, que são: a inclusão social e combate à fome; o desenvolvimento sustentável e transição energética; e a última, muito cobrada, é a reforma das instituições de governança Internacional, e o G20 é um espaço que pode mexer nessa Governança", reforçou Viana.

No primeiro bloco do painel, moderado pela ex-ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Izabella Teixeira, os palestrantes André Corrêa do Lago, Secretário do Ministério de Relações Exteriores, e Ivan Oliveira, Subsecretário de Financiamento ao Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Fazenda, que participou online, discutiram as expectativas para a agenda do G20 dos pontos de vista econômico e sustentável no encontro que irá ocorrer no Brasil em 18 e 19 de novembro de 2024 no Rio de Janeiro. Esse evento promete ser um dos maiores eventos da política externa do terceiro mandato do Presidente Lula, contando com a participação de 30 Chefes de Estado e líderes de organizações internacionais.

Izabella Teixeira destacou a importância do evento que ocorrerá no Brasil no ano que vem. " "O PIB dos integrantes do G20 é maior que o somatório do PIB do G7, mesmo sem China e EUA. É é um bloco de vários países com economias emergentes muito potentes, e o Brasil é um forte candidato a ser uma nova potência mundial", afirmou.

No segundo bloco, participaram Izabella Teixeira, que também é Conselheira Emérita do CEBRI e co-chair do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente, além de Marcella Molina, membro do Comitê de Sustentabilidade da Marfrig, e Karen Tanaka, Gerente de Sustentabilidade e Logística da AmBev. A moderação foi realizada por Carlo Pereira, CEO do Pacto Global.

O evento trouxe à tona importantes discussões relacionadas às mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e transição para energias limpas, buscando estratégias coordenadas no G20 para acelerar a transição para uma economia verde. O diálogo tratou ainda do desenvolvimento econômico sustentável, com ênfase na inclusão social, comércio internacional e investimento em infraestrutura, além de questões cruciais para um crescimento inclusivo, com foco em educação, saúde e liderança feminina.

A agenda da ApexBrasil na COP28 segue até o dia 12 de dezembro com transmissões ao vivo no canal do YouTube em português e inglês.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão