Inovação destaca-se pelo impacto econômico e pela valorização da produção local
A Universidade Federal do Acre (Ufac) obteve a patente de um método que torna viável a produção de nibs de cupuaçu, produto de alto valor agregado utilizado na fabricação de cupulate - análogo ao chocolate.
Fruto do trabalho de professores e alunos da Ufac com técnicos e agricultores da Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto Reca, em Rondônia, a inovação destaca-se pelo impacto econômico e pela valorização da produção local, além de fortalecer práticas sustentáveis no setor agrícola.
O processo combina técnicas de torração, trituração e peneiração, com destaque para o método de floculação em água, que garante maior eficiência na separação dos nibs e cascas.
Segundo o professor Eduardo Pacca Luna Mattar, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), a novidade simplifica um processo que sempre foi desafiador. "Diferentemente do cacau, a separação no cupuaçu é mais difícil. Criamos um método de baixo custo para viabilizar a produção de nibs com qualidade e eficiência", destacou.
A gestão do processo de patente foi conduzida pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e da Tecnologia (NGCTEC), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg). "Levamos a ideia ao NGCTEC e recebemos todo suporte para os trâmites junto ao INPI", afirmou Mattar. O pedido de patente foi submetido em agosto de 2023 e aprovado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em fevereiro de 2025.
Com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e realização dos experimentos na Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal) da Ufac, a conquista marca um avanço significativo para a universidade e para a cadeia produtiva da região. "Esse é um marco para a universidade", concluiu Mattar.
© 2025 Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
Fale Conosco: [email protected]