O fornecimento de água em Rio Branco está comprometido desde a virada da balsa na ETA II (Estação de Tratamento de Água), que foi provocada na última quarta-feira (12) por balseiros arrastados pela correnteza da cheia do Rio Acre. Por volta das 3h30 da madrugada desta quinta-feira (13), um novo incidente ocorreu na ETA I e agravou ainda mais a situação.
A ETA I, responsável por cerca de 40% da distribuição na capital, interrompeu o abastecimento nos bairros do Centro e de toda a parte alta da cidade. O diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, informou que as equipes técnicas trabalham 24h por dia para normalizar o serviço. "Até amanhã, a gente consegue recuperar e a população volta a ter água em suas casas", garantiu.
Pela manhã, o prefeito de Rio Branco visitou o local para acompanhar as ações. Tião Bocalom pediu compreensão diante dos desastres naturais e afirmou que, nas próximas horas, a ETA II deve voltar a garantir cerca de 60% do abastecimento da cidade. "Solicitamos que os moradores evitem desperdícios até que o fornecimento seja normalizado", disse.
Bocalom também mencionou que, nos últimos três anos, a administração municipal investiu mais de R$ 200 milhões para melhorar a infraestrutura hídrica da cidade. Ele destacou um recente repasse federal, liberado em dezembro, para a recuperação definitiva da ETA II. "A recuperação será concluída até abril e esse problema não ocorrerá mais. Essa é a nossa previsão."