Cidades Mais chuvas

Reunião na capital define estratégias emergenciais para vítimas da cheia

Prefeito fez reunião de emergência para definir medidas de acolhimento às famílias afetadas

Por André Gonzaga

13/03/2025 às 20:45:05 - Atualizado há

Com o aumento do volume de água do Rio Acre e do Riozinho do Rola, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, realizou nesta quinta-feira (13) uma reunião de emergência no Parque de Exposições Wilde Viana. O encontro envolveu todo o secretariado e a Defesa Civil Municipal para coordenar ações de socorro às famílias atingidas pelas enchentes.

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, afirmou que as famílias necessitadas terão atendimento humanizado. "Nossa secretaria vai acolher com alimentação, saúde e atividades para as crianças. A prefeitura de Rio Branco irá cuidar e atender da melhor forma possível."

A Secretaria Municipal de Infraestrutura segue construindo novos boxes. Até o momento, 60 abrigos estão prontos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, o nível do Rio Acre deve alcançar 15 metros até sábado (15), atingindo cerca de 3 mil famílias de 20 bairros da capital. "Já temos 700 famílias atingidas e, com a autorização do prefeito, o parque está pronto para acolher. Temos espaços específicos para idosos, indígenas e animais."

A situação das enchentes também preocupa a Secretaria Municipal de Educação quanto ao início do ano letivo, que está previsto para segunda-feira (17). Dessa forma, a rotina de algumas escolas pode ser alterada. "A programação inicial está mantida, mas poderá ser reavaliada dependendo das condições", explica o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Alysson Bestene.

O prefeito Tião Bocalom garantiu que as ações de acolhimento devem seguir o padrão de atendimento estabelecido em gestões anteriores. "As famílias começarão a ser retiradas ainda hoje. Algumas irão para casas de parentes, outras para o Parque de Exposições. Estamos prontos para reduzir o sofrimento dessas pessoas, com apoio do governo estadual e toda a equipe mobilizada."

Além de bairros da capital, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Agricultura também estão prestando assistência às famílias das comunidades rurais dos bairros Belo Jardim 2, Catuaba e Liberdade.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2025 Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
Fale Conosco: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão