Cidades Programa itinerante

Saúde na Comunidade deve atender 167 comunidades rurais da capital até abril

A ação leva serviços essenciais às comunidades localizadas ao longo do Riozinho do Rôla e seus afluentes

Por André Gonzaga

12/03/2025 às 13:48:56 - Atualizado há

Em Rio Branco, a equipe responsável pela execução do programa Saúde na Comunidade partiu do bairro da Base, às 7h, para iniciar os atendimentos deste ano. Criado em 2005 pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a ação leva serviços essenciais às comunidades localizadas ao longo do Riozinho do Rôla e seus afluentes, áreas onde o acesso à saúde é dificultado por barreiras sociais e geográficas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10,02% da população da capital vive em áreas rurais e ribeirinhas. Dessa forma, ao longo dos últimos 19 anos, centenas de famílias já foram atendidas com consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de exames importantes, como os de malária, HIV, sífilis, hepatites e PCCU.

O programa também oferece serviços de pré-natal, planejamento familiar, vacinação para todas as idades, incluindo a de HPV, e imunização de animais, além de distribuição de medicamentos e insumos como hipoclorito e preservativos.

O prefeito Tião Bocalom disse que o principal objetivo é promover a saúde integral, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das comunidades atendidas (Foto: Cedida | Prefeitura de Rio Branco)

Atendimento em 167 comunidades

Com duração de 30 dias, os atendimentos ocorrem em 167 comunidades rurais e ribeirinhas que estão distribuídas em pontos de apoio estratégico - Barro Alto, Cajazeira, Igarapé Vai-se-ver (Reserva Cumarú, Assembléia de Deus e Colocação Buriti), Igarapé Espalha (Centro de Florestania e São Francisco do Espalha), Passagem, Projeto Oriente, Macaúba e Macapá.

Durante o período, a equipe composta por 62 profissionais, com médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e barqueiros, permanece mobilizada para servir aos moradores dessas localidades.

O prefeito Tião Bocalom disse que o principal objetivo é promover a saúde integral, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das comunidades atendidas. As ações ocorrem durante o Inverno Amazônico, período chuvoso que facilita o acesso às localidades ribeirinhas.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2025 Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
Fale Conosco: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão