Diante da possibilidade de transbordamento do Rio Acre, a Energisa orienta os consumidores a adotarem algumas medidas de segurança para evitar choques elétricos. Como a água é condutora de eletricidade, é fundamental adotar alguns cuidados para evitar acidentes no dia a dia. Caso a água continue subindo e esteja próximo ao quadro, o consumidor deverá entrar em contato com a Energisa para solicitar o desligamento do ramal de serviço.
A Coordenadora de Segurança da Energisa, Gabriella Mendes explica que, independentemente do tempo ser chuvoso ou não, a orientação é manter distância da rede elétrica.
"A Energisa sempre acompanha as condições climáticas para ter uma resposta rápida, quando necessário, mas o apoio à população é fundamental. É importante lembrar que a água pode estar em contato com cabos elétricos expostos. Por isso, pedimos que não mexam. Procure sempre um local seguro e seco. O mesmo vale para casos de fio de energia caído ou árvore sobre a rede elétrica: não se aproxima e acione a Energisa para que as exceções sejam aplicadas", orienta. Durante a alagação, não suba ou segure em postos de energia.
Defesa Civil, Ministério Público e Energisa se antecipam para possível contingência
Equipe da Defesa Civil e Ministério Público se reuniram na manhã desta terça-feira (11) com a Gerência do Departamento de Operações e Coordenação de Clientes Especiais e Poder Público da Energisa Acre, para falar sobre o plano de contingência da distribuidora para os casos de inundações.
Na ocasião, foi apresentado à equipe como funciona o Centro de Operações da Energisa, que é responsável por receber e processar informações em tempo real, monitorar a distribuição de energia e identificar eventuais falhas, riscos ou inconvenientes no relevantes.
A solução que realiza monitoramento em tempo real e consegue agir de forma estratégica para minimizar o impacto no fornecimento de energia, adotando procedimentos ágeis para garantir a continuidade dos serviços, sem colocar em risco a população.
Confira outras dicas de segurança:
- Retire da tomada todos os aparelhos eletrônicos e elétricos e não mexa nesses aparelhos com as mãos ou pés molhados.
- Não realize serviços como instalação ou manutenção de antenas em locais onde o risco de exposição aos raios seja maior. Em caso de chuva, não instale, desligue ou remova o objeto. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou retirá-la. Informe a Energisa.
- Em caso de chuva com relâmpagos, evite ficar em áreas abertas como campos de futebol, piscinas, lagos e lagoas. Não fique próximo ou debaixo de árvores, postes, estruturas metálicas, mastros e locais elevados.
Canais de atendimento da Energisa: Em situações emergenciais, entre em contato com o 0800 647 7196 ou acesse o aplicativo Energisa On. Outra opção é falar com a Gisa, pelo WhatsApp: (68) 99233 0341.