Polícia GERAL

Medindo 10,43m, Rio Acre continua subindo e risco de transbordamento é real

Na tarde desta terça-feira, 11, o nível do Rio Acre, em Rio Branco, alcançou 10,43 m, e a tendência é que esse volume aumente ainda mais.

Por Redação

11/02/2025 às 20:36:06 - Atualizado há
Foto: Na Hora da Notícia

Na tarde desta terça-feira, 11, o nível do Rio Acre, em Rio Branco, alcançou 10,43 m, e a tendência é que esse volume aumente ainda mais.

Segundo a Defesa Civil, o monitoramento mostrou que, apesar de o nível continuar subindo, a velocidade diminuiu. Ontem, o rio estava subindo 5 cm por hora, e hoje essa velocidade baixou para 4 cm por hora. No entanto, não há expectativa de que atinja a cota de alerta ainda esta semana.

De acordo com a Defesa Civil, o Plano de Contingência está em sua segunda fase, e o Parque de Exposições está totalmente limpo para que sejam providenciados os abrigos.

"Estamos na segunda fase do Plano de Contingência, e o parque já está totalmente limpo. Nós retiramos 250 toneladas de entulho, e ele está higienizado, mas precisa de manutenção, pois esse trabalho foi feito no dia 15 de janeiro. Já temos abrigos mapeados para questões emergenciais, como enxurradas. Além disso, todo o plano está pronto, e vamos entrar na terceira fase", diz o diretor da Defesa Civil Municipal, coronel Cláudio Falcão.

Sobre a situação nas cabeceiras do Rio Acre e seus afluentes, a previsão é de chuva contínua. Na região do Riozinho do Rola, um dos principais afluentes do Rio Acre e o mais próximo, a chuva é intensa e tem chovido mais do que na região da cidade. Essa água do Riozinho vem diretamente para o Rio Acre, influenciando seu volume de forma mais rápida do que as águas vindas das cabeceiras.

"É meio prematuro falar alguma coisa, mas eu creio que ele (Rio Acre) vai bater 11 metros ou mais, como aconteceu no final de dezembro", destacou.

Falcão ainda alertou para a questão das enxurradas dos igarapés, pois há risco de transbordamento a qualquer momento.

"A partir de agora, as coisas começam a ficar mais agravadas, pois temos os níveis dos igarapés e também do rio altos. Então, tudo o que vier acima disso começa a trazer um alerta mais forte", concluiu.

TAGS GERAL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2025 Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
Fale Conosco: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão