Saúde

Rio Branco terá nova Unidade Básica de Saúde de Porte V para melhorar atendimento na atenção primária

Por Redação

11/01/2025 às 15:38:54 - Atualizado há

A capital acreana, Rio Branco, será contemplada com a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte V, aprovada pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Essa unidade faz parte de um projeto que prevê a construção de 38 UBSs do mesmo porte em todo o país, com o objetivo de ampliar e modernizar a atenção primária à saúde.  

Com uma área aproximada de 1.000 m², a UBS contará com cinco equipes de Saúde da Família (eSF) e cinco equipes de Saúde Bucal (eSB), oferecendo serviços integrados e qualificados à população. A unidade terá capacidade para realizar até 500 mil atendimentos mensais, alinhando-se às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).  

Estrutura e inovação

O projeto da UBS Porte V inclui ampliação e modernização dos espaços para oferecer mais conforto e eficiência no atendimento:  

- Núcleo de Acesso e Acolhimento**: Sala de espera com 72 lugares, incluindo assentos adaptados para pessoas com obesidade e cadeirantes, além de área lúdica para crianças.  

- Núcleo de Cuidado Integral**: 19 consultórios (4 ginecológicos, 7 odontológicos, 3 interprofissionais e 5 médicos/enfermagem), duas salas de medicação e farmácia ampliada.  

- Núcleo de Práticas Coletivas**: Espaço para ações de saúde comunitária, educação em saúde e participação social.  

- Núcleo Administrativo e de Trabalho em Equipe**: Anfiteatro, salas de integração, e um centro de simulação para qualificação profissional.  

Além disso, a unidade adotará práticas sustentáveis, como reutilização de água, hortas comunitárias e iluminação eficiente, visando ao bem-estar da comunidade e à preservação ambiental.  

Facilidade na execução e impactos esperados 

A aprovação do projeto pela Anvisa permitirá um processo simplificado de avaliação e execução das obras pelas autoridades locais. A nova UBS deverá ampliar significativamente o acesso à saúde, promovendo maior resolutividade nos serviços e fortalecendo a rede pública de saúde em Rio Branco.  

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2025 Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
Fale Conosco: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão