O nível do Rio Acre registrou uma rápida elevação nas últimas 24 horas em Rio Branco. De acordo com a Defesa Civil, o manancial subiu de 5,21 metros para 7,72 metros na manhã desta sexta-feira, 10, um aumento de mais de 2,5 metros.
A subida significativa reacende o alerta para o risco de enchentes neste período chuvoso. O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Cláudio Falcão, destaca que não existe uma cota considerada segura durante essa época do ano.
"Eu sempre tenho dito que não temos cota segura neste período. A subida poderia até ter sido maior, já que em Capixaba o rio subiu mais de três metros", afirmou Falcão.
Ele também relembrou um episódio em 2023, quando o Rio Acre subiu 6 metros em apenas 24 horas, ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 14 metros. "Se isso acontecesse novamente, Rio Branco estaria em situação crítica. Não há zona de conforto nesta época do ano", reforçou.
Como parte das ações preventivas, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) realizará nesta sexta-feira a entrega oficial do Parque de Exposições Wildy Viana à Prefeitura de Rio Branco. O local está previsto no Plano de Contingência e será utilizado como suporte em caso de enchentes na capital acreana.
A Defesa Civil segue monitorando de forma intensiva o nível do Rio Acre e alerta a população para que fique atenta às orientações em caso de necessidade de evacuação ou outras medidas preventivas.
© 2025 Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
Fale Conosco: [email protected]