Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 20, na presença dos membros, servidores e autoridades representantes do poderes, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheiro Ribamar Trindade, realizou a entrega da obra de reforma de modernização da Corte.
A conclusão da obra marca um momento histórico do TCE, que passou pela primeira vez por uma grande reforma desde a sua instalação no local, ainda na década de 90. Além disso, assegura um melhor atendimento aos gestores com salas amplas e modernas, garantindo melhores condições de trabalho para os membros, servidores, colaboradores e estagiários.
O conselheiro-presidente Ribamar Trindade disse que é com grande satisfação que realiza a entrega de um prédio moderno e sustentável que garante conforto e segurança aos membros e servidores.
"Foram 18 meses de trabalho, tivemos algumas dificuldades devido o prédio antigo, vieram alguns imprevistos, mas junto com a nossa equipe de engenheiros e técnicos, nós conseguimos readequar o projeto e concluir da forma que idealizamos. Hoje temos um lugar mais adequado, uma estrutura melhor para receber não só a sociedade, mas os nossos servidores que têm instalações melhores para trabalhar e desenvolver suas atividades", disse.
A obra foi executada com recursos próprios e recebeu um investimento de mais de R$ 25 milhões. Entre as melhorias realizadas, destaca-se a garantia de acessibilidade, com adequações que vão desde as calçadas até os ambientes internos do prédio. Modernos sistemas de controle de acesso também foram instalados, reforçando a segurança.
A obra incorpora ainda práticas sustentáveis, como o reaproveitamento da água da chuva para irrigar os jardins que agora contam com mais de 40 novas espécies plantadas nas dependências do prédio. Além disso, a instalação de uma usina de energia solar contribuirá para a redução dos custos com eletricidade.
A entrega da reforma faz parte do planejamento estratégico de modernização do Tribunal, que além da mudança em sua estrutura física também realizou mudanças importantes como a realização de concurso público, atualização do regimento interno, implantação novos sistemas.
Presente na solenidade, o governador Gladson Cameli parabenizou o presidente pela obra realizada e ressaltou que a relação entre os órgãos é fundamental para o bom andamento da gestão pública.
"Temos aqui um exemplo de gestão. O conselheiro Ribamar entrega hoje a reforma da sede do Tribunal. Que a gente possa cada dia mais melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores. Tudo aquilo que você faz bem feito, mostra que além de melhorar a autoestima das pessoas é um ambiente no qual as pessoas vão procurar o TCE e ver um local adequado", disse.
Esteve presente na solenidade o colegiado do TCE - os conselheiros Antonio Jorge Malheiro, Cristovão Messias, Ronald Polanco, Dulcinéa Benício, Naluh Goiveia, a conselheira-substituta e representante da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), Maria de Jesus Carvalho de Souza, e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Mario Sérgio Neri, compôs a mesa de honra representando os servidores o auditor de controle externo Arthur Viana, que também foi um dos engenheiros responsáveis pela obra.
Também participaram autoridades representantes do Ministério Público Estadual (MPAC), Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Defensoria Pública (DPE), Procuradoria-Geral (PGE), Assembleia Legislativa (Aleac), Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Acre (OAB-AC), e Senado Federal.
© 2025 Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
Fale Conosco: [email protected]