A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (29) a segunda fase da Operação Têmis, que investiga crimes de compra de votos durante o primeiro turno das eleições municipais de 2024 em Rio Branco. A ação busca aprofundar as apurações sobre a prática de captação ilícita de sufrágio, com novos alvos identificados após a análise do material apreendido na primeira fase.
Deflagrada em 13 de setembro, a fase inicial da operação foi motivada por um vídeo em que uma suposta líder comunitária oferecia atendimento médico gratuito vinculado a um candidato a prefeito da capital. Na ocasião, seis pessoas foram investigadas.
Com o avanço das investigações, a Polícia Federal identificou a participação de novos suspeitos, incluindo um ex-candidato a prefeito e dois ex-candidatos a vereador um deles atualmente eleito.
Na operação desta sexta-feira, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em Rio Branco, autorizados pela Justiça Eleitoral do Acre. O objetivo é coletar novas provas e identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
A Polícia Federal destacou que a ação reforça o compromisso de garantir a integridade do processo eleitoral, combatendo o abuso de poder econômico e assegurando eleições livres e democráticas.
As investigações continuam, e os resultados da operação serão remetidos à Justiça Eleitoral para análise e eventuais providências legais.
© 2024 Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
Fale Conosco: [email protected]