A plataforma de conteúdos TikTok anunciou que vai restringir o acesso aos filtros de beleza para menores de 18 anos.
A plataforma de conteúdos TikTok anunciou que vai restringir o acesso aos filtros de beleza para menores de 18 anos. O anúncio foi feito nessa terça-feira (26/11) pela rede social durante um Fórum de Segurança Europeu, em Dublin, na Irlanda.
A rede social demonstrou preocupação em relação à forma como a saúde mental dos adolescentes é negativamente impactada por alterações drásticas no rosto, como preenchimento de lábios, mudança na cor dos olhos e suavização de pele.
Segundo a empresa chinesa, a regra deve ser aplicada no Brasil e no restante do mundo nas próximas semanas. O aplicativo garante que as restrições não serão aplicadas aos filtros que foram "projetados para serem óbvios e engraçados".
Antes do fim do ano, a empresa também anunciou que vai utilizar uma nova ferramenta com inteligência artificial (IA) para detectar a idade verdadeira dos usuários que tentarem mentir para fugir das novas restrições.
Os filtros de beleza criam características polidas e impecáveis, demonstrando problemas agravantes de imagem corporal, especialmente em meninas.
A alteração visa restringir o público adolescente a filtros como o Bold Glamour, que ganhou repercussão na internet por alterar a aparência dos utilizadores de forma mais realista, deixando a pele brilhante e convincente. Diferentemente de outros filtros, ele continua ativo, mesmo se há interferência durante o vídeo ou a foto.
"O nosso objetivo é ter uma abordagem que ponha a segurança em primeiro lugar", explicou Chloe Setter, responsável pelas políticas públicas de segurança infantil do TikTok, em entrevista ao The Guardian.
A nova diretriz da rede social será implementada em 13 países europeus ainda não especificados. Segundo o TikTok, a plataforma conta com mais de 175 milhões de usuários ativos mensais na Europa.
A rede social explora novas tecnologias capazes de detectar contas feitas por usuários menores de 13 anos — idade mínima para utilizar a plataforma —, e explica que usuários que tiveram as contas excluídas poderão recorrer se "acharem que foi um erro cometido".
Segundo o aplicativo, cerca de 6 milhões de contas globais são removidas a cada ano por não atenderem aos requisitos de idade mínima. As restrições para efeitos de alteração de aparência serão implementadas globalmente.
A implementação da mudança ocorre devido a um relatório da organização sem fins lucrativos de segurança on-line infantil Internet Matters.
A instituição aponta que os "filtros de embelezamento contribuíram para uma visão de mundo distorcida, na qual imagens aperfeiçoadas são normalizadas".
De acordo com o relatório, as crianças enfrentam uma "pressão social significativa" para ter uma determinada aparência on-line. O TikTok promete ser mais rigoroso com o banimento de contas de usuários com menos de 13 anos.
© 2024 Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
Fale Conosco: [email protected]