Cidades Reunião

Prefeito dialoga com equipe do Google For Education para implantação da plataforma na rede municipal

Por Bruna Giovanna

28/11/2024 às 08:37:01 - Atualizado há

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu nesta quarta-feira (27), em seu gabinete, a visita dos representantes do Google For Education no Brasil para discutirem uma parceria visando incrementar ainda mais a qualidade do ensino e da aprendizagem na rede municipal de Educação de Rio Branco.

O Google For Education é uma cultura de educação vinculada à tecnologia e desenvolvido por uma das maiores empresas do mundo, o Google. Ele é voltado ao uso da internet por meio de aplicativos específicos para o desenvolvimento do ensino de forma colaborativa, descentralizada e baseada no estímulo à autonomia, criatividade e resolução de problemas.

Segundo a diretora da plataforma, Marici Marchini, o Google For Education busca levar toda uma estrutura para a sala de aula que vai, desde a formação do professor para operar na plataforma, até a assistência aos alunos e familiares.

"Se você imaginar uma sala de aula com 40 alunos, é um desafio muito grande para o professor atender individualmente a necessidade, pois cada um aprende de uma forma diferente. Então, como que o professor consegue endereçar essas diferentes necessidades? Através do uso da tecnologia como suporte, ela não substitui o professor. A grande mudança foi em relação à valorização do professor, não só com a formação, mas também equipando e levando essa mensagem de inovação", explicou Marici.

A secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, destacou o empenho da gestão em mudar a realidade do ensino municipal, por meio da aquisição do Mente Inovadora, implantação de fibra óptica nas escolas, dar tablets para as crianças e notebooks para os professores e, além disso, adquirir laboratórios móveis de Chromebooks e, principalmente, levar uma formação de qualidade para que os professores possam operar as ferramentas auxiliares durante o ensino.

"Sabemos que o professor é quem está diariamente com o seu aluno, ele precisa ter orientações para poder saber usar as ferramentas. Estamos ganhando vários prêmios que veio para ajudar, pois nunca se viu na educação do município de Rio Branco o que está acontecendo atualmente e agradeço ao prefeito Tião Bocalom, que é um professor e tem essa sensibilidade pelo fortalecimento da educação", enfatizou Nabiha.

De acordo com o prefeito da capital, a proposta traz a possibilidade de Rio Branco ser a primeira capital do país certificada pelo Google, mostrando um avanço na área da educação com o auxílio da tecnologia.

"É uma ferramenta de gestão, onde vai possibilitar a interação dos professores, alunos e pais, sendo fundamental. As atuais normais de avaliação acontecem de 30 a 60 dias, mas com essa plataforma poderemos avaliar o aluno diariamente e de forma instantânea onde poderá saber se ele entendeu realmente o conteúdo e assim, o professor busca explicar de outra forma para que ele entenda".

Fonte: Assecom da Prefeitura
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
Fale Conosco: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão