Cidades Operação

Forças de segurança realizam operação para conter invasão criminosa em Terra Indígena no Acre

Por Redação

28/11/2024 às 00:53:11 - Atualizado há
Foto: Ilustração

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), anunciou nesta quinta-feira (28) uma operação conjunta com a Polícia Federal (PF) para atender uma ocorrência na Aldeia Katukina, localizada na Terra Indígena Rio Gregório, em Tarauacá. A área teria sido invadida por organizações criminosas.

A operação conta com o envolvimento de equipes da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron). As guarnições estão sendo deslocadas para Cruzeiro do Sul, de onde partirão rumo à região de difícil acesso, com apoio logístico de aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

"O governo está atuando de forma subsidiária, oferecendo suporte logístico e de pessoal. A coordenação das ações é de competência da Polícia Federal", informou José Américo Gaia, secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre.

As ações foram planejadas com cautela para assegurar a proteção dos povos Katukina e demais comunidades indígenas da região. A operação reflete a preocupação em garantir a integridade territorial e a segurança dos moradores, enfrentando a atuação de organizações criminosas que ameaçam a paz nas terras indígenas.

Leia a Nota do Governo do Acre

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), informa que está em atuação conjunta com a Polícia Federal, em operação desencadeada na Aldeia Katukina, na Terra Indígena Rio Gregório, em Tarauacá, região que teria sido invadida por organizações criminosas.

Equipes compostas por policiais federais, policiais militares, policiais civis, além de guarnições do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) estão em deslocamento para Cruzeiro do Sul, de onde partirão para o atendimento da ocorrência.

O Estado presta apoio, ainda, com aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), garantindo o suporte necessário para o deslocamento à área de difícil acesso.

Ressalta-se que a coordenação das ações é de competência da Polícia Federal, e que o governo está atuando de forma subsidiária, oferecendo suporte logístico e de pessoal.

As ações estão sendo cuidadosamente planejadas e executadas, e todas as providências vêm sendo adotadas para garantir a segurança do povo Katukina e demais povos da Terra Indígena Rio Gregório.

José Américo Gaia
Secretário de Justiça e Segurança Pública

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 Artigos e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.
Fale Conosco: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão