Geral Digital

Sesacre se compromete com a digitalização da Vigilância Sanitária Estadual

Por Assessoria

14/11/2023 às 23:20:02 - Atualizado há

Eliminar papel, integrar a Rede Sim Acre, o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e a comunicação eletrônica direta entre o setor regulado e os diversos núcleos da Vigilância Sanitária do Estado do Acre, este foi o ponto central de encontro realizado com o Secretário de Saúde, Pedro Pascoal; o diretor da Vigilância Sanitária, José Ribamar e o deputado estadual Pedro Longo, nesta segunda-feira 13.

O gestor estadual, Pedro Pascoal, se comprometeu em reunir sua equipe, levantar as necessidades internas, tais como equipamentos de informática e treinamentos devidos, definir cronogramas e realizar a assinatura de termo de cooperação entre as partes. "Eu mesmo anseio pelo momento no qual seja eliminada a necessidade de assinar papéis à caneta", revelou o jovem secretário ao falar sobre digitalização das instituições públicas.

Já o deputado Pedro Longo tem feito esforços permanente desde seu mandato passado, para contribuir com todos que dependem do licenciamento sanitário, tais como fábricas, hospitais, clínicas médicas e odontológicas, consultórios, postos de saúde e de medicamentos, distribuidoras e transportadoras, veterinárias e muitos outros, sendo de sua autoria a Lei nº 3.907/2022 que estabelece prazo máximo de 30 dias para inspeções, bem como prevê a emissão dos relatórios de inspeção sanitária por assinatura eletrônica.

O projeto de digitalização tem sido um esforço permanente do diretor da Vigilância Sanitária, José Ribamar, que acredita que o ambiente digital irá reduzir a distância entre a capital e os municípios do interior, pois todos os contadores, empresários e profissionais de saúde precisam enviar papéis via Correios ou ônibus, para atender as demandas.

"A Sefaz-Acre, a Justiça acreana, a Junta Comercial, o Corpo de Bombeiros e a Anvisa - são todos órgãos já digitais. Qualquer compra que o consumidor faça, a nota fiscal é emitida de forma imediata eletrônica via XML, por isso acreditamos que chegou a vez também da Vigilância Sanitária se modernizar e adotar a rapidez da internet", afirma a presidente do Sindicato das drogarias e farmácias do Acre, Lara Souza.

Presente no evento, a farmacêutica conselheira do CRF-Acre, Rossana Freitas e Bruno Araújo - este último representante de movimento em defesa dos farmacêuticos que trabalham no balcão de drogarias e farmácias - , pontuaram a importância de eliminar a burocracia do uso de papel, já que é uma rotina mensal destes profissionais de saúde. "O nosso famoso relatório mensal é dos grandes gargalos da nossa profissão, temos que ter tudo isso impresso, precisamos nos ausentar da farmácia para enviar tais documento para a Vigilância Sanitária, do 1º dia do mês até o 15º, pegar um protocolo, no entanto, a tecnologia está aí para nos ajudar, essa digitalização será uma grande vitória para nossa categoria", disse Araújo.

Muito além dos farmacêuticos, os demais profissionais de saúde, como médicos, dentistas, veterinários e outros serão amplamente beneficiados, uma vez que todos dependem de algum serviço da Vigilância Sanitária. O projeto será pactuado nos próximos dias entre a Sesacre (Secretaria de Estado da Saúde) e a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre), no intuito de unir os anseios do setor privado à busca por mais agilidade da máquina pública.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão