No Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado nesta terça-feira, 1º de outubro, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participou do evento Manhã de Direitos, dedicado aos idosos de Rio Branco, promovido pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).
No Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado nesta terça-feira, 1º de outubro, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participou do evento Manhã de Direitos, dedicado aos idosos de Rio Branco, promovido pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). O encontro, realizado no ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), teve como objetivo valorizar a pessoa idosa e promover seus direitos.
A ação contou com a parceria de diversas instituições, como a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sesc, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros.
A secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, destacou que a garantia de direitos foi o foco principal do evento, além da orientação aos idosos sobre como e onde buscar apoio.
"O objetivo deste encontro é esclarecer dúvidas dos idosos, oferecer atendimento na área da saúde, orientações nutricionais e apoio da secretaria, incluindo a certificação e a distribuição de exemplares do Estatuto do Idoso. Assim, eles podem estar cada vez mais informados sobre seus direitos", explica a gestora.
Durante o evento, a SEASDH ofereceu diversos serviços, incluindo assistência médica, registro civil, orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada e Cadastro Único, segurança alimentar com orientações nutricionais, orientações sobre o Centro de Referência em Direitos Humanos, distribuição e orientação sobre o Estatuto do Idoso, entre outros.
O procurador-geral do MPAC, Danilo Lovisaro, reforçou a importância do evento, destacando a união de esforços para garantir os direitos da pessoa idosa.
"Cuidar dos nossos idosos não se resume a garantir longevidade, mas também assegurar que essa etapa da vida seja vivida com dignidade, autonomia e pleno acesso aos direitos fundamentais. É com esse pensamento que reunimos hoje uma série de serviços essenciais, como atendimentos de saúde, assistência jurídica, atualização de vacinas e atividades de lazer, tudo isso com o apoio de diversas instituições parceiras que se unem ao Ministério Público para fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa", explica o procurador.
Mais de 300 idosos foram atendidos no evento, sendo 187 atendimentos realizados pela SEASDH e os demais pelas outras instituições parceiras.
A aposentada Raimunda Lopes expressou sua felicidade com o evento de valorização dos idosos: "Muito bom mesmo, maravilhoso. Eu sempre venho, em todas as situações. A única exceção seria se eu ficasse doente, mas enquanto estiver saudável, continuo sempre igual", comenta.
Os participantes também foram agraciados com momentos de música ao vivo, dança, sorteio de brindes e um café da manhã especial.