Brasil e Mundo Venezuela

México: Sheinbaum toma posse sob desafio de dialogar sobre Venezuela

A primeira mulher eleita presidente do México, Claudia Sheinbaum, toma posse nesta terça-feira (1º/10) em uma cerimônia com a presença do chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e outros líderes latino-americanos.

Por Redação

01/10/2024 às 02:55:04 - Atualizado há
Foto: Metrópoles

A primeira mulher eleita presidente do México, Claudia Sheinbaum, toma posse nesta terça-feira (1º/10) em uma cerimônia com a presença do chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e outros líderes latino-americanos.

Caberá à nova presidente a decisão sobre a retomada dos diálogos em torno da crise política na Venezuela. As eleições de julho, que deram a vitória a Nicolás Maduro, são questionadas em meio a suspeitas de fraude. O candidato de oposição ao ditador, Edmundo González está exilado na Espanha.

Junto ao Brasil e Colômbia, o México integrava o grupo de países que tentava mediar a crise e cobrava a divulgação das atas eleitorais. No entanto, o atual presidente Andrés Manuel López Obrador abandonou o barco diante da resistência da nova presidente em seguir com as tratativas.

Sheinbaum já afirmou que a responsabilidade sobre a resolução do problema não é de México. “Para isso existem as instituições internacionais”, disse a presidente eleita, em agosto.

Apesar da negativa, Lula tenta convencer a líder a retomar o diálogo. Nessa segunda-feira (30/9), durante visita ao México, o titular do Planalto se reuniu, separadamente, com Obrador e Sheinbaum. Na viagem, o presidente defendeu que é necessário "comedimento" nas ações.

"É importante que a gente tenha comedimento no nosso comportamento, porque se eu acho que a pessoa errou e eu achar que tenho que radicalizar para consertar esse erro, eu vou criar um caminho sem volta. Eu, em política, sempre costumo deixar uma porta aberta", disse Lula.

Leia também

Agenda

Na terça, a programação de Lula inclui a participação na posse de Sheinbaum, junto a outros líderes da América Latina, como da Bolívia, Chile, Honduras, Cuba, Colômbia, Guatemala, Paraguai e República Dominicana.

Após a troca de comando, o chefe do Executivo brasileiro é esperado para um almoço no Palácio Nacional e, em seguida, já retorna ao Brasil.

Por se tratar de uma viagem para a posse, não há previsão de assinaturas de atos de parcerias entre o Brasil e o México, agenda comum nesse tipo de compromisso internacional.

Lula pousou em solo mexicano no domingo (29/9) e na segunda-feira (30/9) participou de um fórum empresarial, além de comparecer a reuniões com o presidente Andrés Manuel López Obrador e a mandatária eleita, Sheinbaum.

Fonte: Metrópoles
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão