A operação do governo federal para repatriar brasileiros que estão no Líbano deve trazer entre 230 a 240 pessoas até o final da semana, segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
A operação do governo federal para repatriar brasileiros que estão no Líbano deve trazer entre 230 a 240 pessoas até o final da semana, segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou o resgate nesta segunda-feira (30/9).
Os detalhes da operação, coordenada pelo Itamaraty e Ministério da Defesa, serão divulgados nos próximos dias. Vieira conversou com jornalistas durante visita ao México e falou que a prioridade será para idosos, mulheres, crianças e enfermos.
“[Os interessados] têm que manifestar um desejo definitivo de vir. Evidentemente, vai se dar prioridade às pessoas de idade, às mulheres, às senhoras, às mulheres grávidas, às crianças, os que estejam doentes, os que precisarem mais”, explicou o ministro.
O titular do Itamaraty também destacou que outros voos podem ser realizados, à medida em que for necessário. Ele também comentou a escalada nas tensões no Oriente Médio. Nesta segunda, Israel anunciou uma incursão terrestre contra alvos do Hezbollah no Líbano.
“A preocupação do Brasil é de que haja um derramamento da violência na região, que começou na Faixa de Gaza, já está no Líbano. Temos grande preocupação, não só pelo grande número de brasileiros que vivem na região, mas pelas populações locais e pela violência que tem sido ilimitada”, ressaltou.