Em uma região remota e fria da Sibéria, um buraco colossal conhecido como Cratera de Batagaika, ou "Porta do Inferno", como é chamado localmente, está se abrindo na terra a uma velocidade alarmante.
Em uma região remota e fria da Sibéria, um buraco colossal conhecido como Cratera de Batagaika, ou "Porta do Inferno", como é chamado localmente, está se abrindo na terra a uma velocidade alarmante. Visível do espaço, este abismo em formato de arraia é uma manifestação visível do degelo acelerado do permafrost — solo que permanece congelado por pelo menos dois anos — , um problema geológico com implicações potencialmente globais.
Imagens desclassificadas da guerra fria, da década de 1960, mostram que a cratera era inicialmente um barranco insignificante. No entanto, nas últimas três décadas, a cratera passou por uma expansão dramática, triplicando de tamanho entre 1991 e 2018, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. Hoje, a cratera de Batagaika se estende por cerca de 1 km de comprimento e 800 m de largura em seu ponto mais amplo, com penhascos íngremes que podem ser vistos claramente do espaço.
Leia a reportagem completa no SoCientífica, parceiro do Metrópoles.