A mais recente pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Rio Branco, divulgada nesta segunda-feira (16) pela Quaest, em parceria com a TV Acre/Rede Amazônica, aponta a liderança do atual prefeito e candidato à reeleição, Tião Bocalom (PL). Segundo o levantamento estimulado, Bocalom aparece com 47% das intenções de voto, seguido por Marcus Alexandre (MDB), com 36%. A margem de erro da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Outros candidatos aparecem com percentuais mais modestos, como Emerson Jarude (NOVO), que registra 5% das intenções, e Jenilson Leite (PSB), com 4%. Devido à margem de erro, Jarude e Leite estão tecnicamente empatados na terceira posição. Entre os eleitores, 4% ainda estão indecisos, enquanto outros 4% preferiram não responder.
Na pesquisa espontânea, em que os eleitores indicam suas preferências sem que os nomes dos candidatos sejam mencionados, Bocalom mantém a liderança com 39% das intenções de voto. Marcus Alexandre, ex-prefeito da capital acreana, vem em segundo, com 23%. Jarude aparece com 2% e Leite com 1%. Neste cenário, o número de eleitores que não souberam ou não responderam é expressivo, somando 37%.
Em uma possível disputa de segundo turno entre os dois principais candidatos, Tião Bocalom ampliaria sua vantagem, alcançando 50% das intenções de voto, contra 43% de Marcus Alexandre. Indecisos e aqueles que optariam por anular ou votar em branco somam 7%.
Quando o foco se volta para a rejeição dos candidatos, Marcus Alexandre lidera com 37%, seguido por Bocalom e Jarude, ambos com 34%. Jenilson Leite aparece com o menor índice de rejeição entre os quatro principais nomes, registrando 30%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, ouvindo 704 eleitores na capital. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo AC-03050/2024 e tem um nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3,7 pontos percentuais.