Brasil e Mundo Kamala Harris

O que Kamala Harris e Donald Trump precisam fazer para vencer debate?

Kamala Harris e Donald Trump finalmente se enfrentarão no debate presidencial mais esperado das eleições deste ano nos Estados Unidos, nesta terça-feira (10/9), às 22h, no horário de Brasília.

Por Redação

10/09/2024 às 14:15:36 - Atualizado há

Kamala Harris e Donald Trump finalmente se enfrentarão no debate presidencial mais esperado das eleições deste ano nos Estados Unidos, nesta terça-feira (10/9), às 22h, no horário de Brasília.

A apenas 56 dia das eleições, os candidatos permanecem empatados, na margem de erro, em todas as pesquisas eleitorais recentes e, por isso, precisam atingir o melhor desempenho possível para consolidarem suas respectivas vitórias.

Com o debate desta terça-feira, os eleitores terão a primeira e, possivelmente, única chance de ver os candidatos lado a lado, com o desfecho de uma série de provocações, em um confronto que começou há apenas sete semanas, com a desistência, do presidente norte-americano, Joe Biden, da corrida eleitoral.

Leia também

Harris é vista como uma oponente perspicaz. Apesar disso, tem se esquivado de declarações públicas e entrevistas tradicionais.

Trump, por sua vez, venceu o último debate desta eleição, o que deu início a uma crise no partido democrático e à substituição de Biden pela sua vice. Entretanto, é um competidor polêmico, que não tem tido sucesso em conquistar novos eleitores.

De acordo com o jornal norte-americano The Washington Post, há uma série de posicionamentos que cada um dos candidatos à Presidência deve ter – ou evitar – para ser considerado vencedor do debate.

Leia também

O que Kamala Harris deve fazer?

Para o The Washington Post, o trabalho de Harris neste debate é bem simples, embora não seja fácil. Ela precisa dizer aos eleitores quem ela é, o que ela defende e que tipo de presidente ela seria, sem parecer mais do mesmo.

Apesar de se apresentar como uma realista em quem se pode confiar para usar o bom senso, a democrata foi criticada, em 2020, por parecer mudar de lado sob pressão política.

Uma pesquisa do New York Times/Siena College descobriu que 61% dos prováveis ​​eleitores disseram que querem uma grande mudança de Biden – de quem ela é vice-presidente.

5 imagensA candidata democrataA vice-presidente dos EUAKamala Harris bateu forte no adversário, Donald TrumpKamala Harris em comício em Wisconsin - Metrópoles1 de 5

Kamala

Win McNamee/Getty Images2 de 5

A candidata democrata

3 de 5

A vice-presidente dos EUA

Win McNamee/Getty Images4 de 5

Kamala Harris bateu forte no adversário, Donald Trump

Jacek Boczarski/Anadolu via Getty Images5 de 5

Kamala Harris em comício em Wisconsin - Metrópoles

Getty Imagens

Espera-se que Trump argumente que o governo de Harris será uma continuação da presidência de Biden, o que pode ganhar força entre os eleitores, tendo em vista que a vice não se afastou muito dos posicionamentos de Biden.

Além disso, ela precisa manter um debate afiado com Trump ao mesmo tempo que deve evitar ser arrastada para uma discussão “feia” com ele, argumenta o jornal norte-americano.

“Você tem que desviar dos ataques dele e reagir", afirmou o estrategista democrata Tim Hogan. “Mas você também não quer ficar preso ali.”

Há, ainda, uma preocupação de que a adversária não tenha tempo para responder a todas as alegações de Trump.

O que Donald Trump deve fazer?

Trump deve evitar atacar a raça e o gênero de Harris, além de evitar ficar nervoso, afirmam estrategistas de ambos os lados.

“Ele precisa se concentrar no que levou à imensa insatisfação dos eleitores em toda a América", disse o estrategista republicano Jesse Hunt.

"Há um caminho muito claro para a vitória aqui, e é responsabilizar a democrata por um histórico terrível no cargo com Joe Biden e todas as posições anteriores que sua equipe de campanha agora considerou incrivelmente impopulares.”

O formato do debate pode favorecer Trump, já que os microfones estarão desligados quando não for sua vez de falar. Isso evita que ele interrompa Harris para fazer um insulto que possa soar como intimidação, por exemplo.

5 imagensDonald TrumpDonald Trump discursando Trump discursando Donald Trump1 de 5

Trump

Scott Olson/Getty Images2 de 5

Donald Trump

Bill Pugliano/Getty Images3 de 5

Donald Trump discursando

Adam Gray/Getty Images4 de 5

Trump discursando

Nic Antaya/Getty Images5 de 5

Donald Trump

Brandon Bell/Getty Images

Outro ponto importante para Trump é dar ao público uma resposta concreta sobre a questão do aborto no país. Membro do partido “do lado errado” da opinião pública sobre o aborto, Donald Trump tem um desafio.

Recentemente, ele chegou a indicar que votaria, na Flórida, por uma emenda que protegesse os direitos ao aborto até a viabilidade, que é por volta de 24 semanas de gravidez. Logo depois, sob pressão dos conservadores sociais, voltou atrás e disse que não o faria.

Ao mesmo tempo, Trump tem lutado para conquistar o público feminino. Uma pesquisa recente da CNN/SSRS mostrou que Harris lidera por 18 pontos entre as mulheres suburbanas da Pensilvânia – eleitoras que podem ajudar a decidir a eleição.

Por onde assistir ao debate?

O debate está marcado para as 22h, no horário de Brasília, desta terça-feira (10/9). O evento será realizado pela emissora ABC.

No Brasil, é possível assistir ao debate na GloboNews, que fará transmissão ao vivo a partir das 22h com tradução simultânea em português.

A CNN também transmitirá o evento a partir das 21h45 dentro da programação América Decide e contará com tradução simultânea em português.

Assinantes da Disney+ também poderão assistir pelo streaming.

Fonte: Metrópoles
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão