Cidades Culinária

Gastronomia gaúcha no Acre: Expoacre recebe mestres do churrasco para oficinas gratuitas

Por Dry Alves

03/09/2024 às 17:01:38 - Atualizado há
Fotos: Kemerson Azevedo

Quatro especialistas em churrasco do Rio Grande do Sul desembarcaram em Rio Branco para compartilhar a tradicional cultura gaúcha durante a Expoacre 2024. Em uma parceria com a Secretaria de Agricultura, os cursos são gratuitos e oferecem 15 vagas diárias até domingo. As aulas começam, pontualmente, às 15 horas, proporcionando uma experiência única aos participantes que desejam aprimorar suas habilidades na arte de assar carne.

De acordo com Adir Pagliarini, coordenador do CTG de Plácido de Castro, os participantes já saem com o diploma assinado pelo patrão e pela secretaria. Quem tiver interesse pode vir aqui a partir das três horas e fazer a inscrição, que é gratuita. Além de receber o certificado, os alunos têm direito a comer o churrasco que eles mesmos preparam, e essa carne é servida ao público gratuitamente".


Clodomir Piva, um dos churrasqueiros que está ministrando o curso, falou sobre sua experiência no estado. "É a primeira vez que venho ao Acre, e estou aqui como um dos quatro ministrando esse curso. Estar nessa região norte e conhecer o Acre é uma experiência muito gostosa, o povo é muito carinhoso. Agradeço pela oportunidade de estar aqui em Rio Branco, nessa Expoacre, uma experiência única que estou adorando. Já participei de vários cursos fora do Acre, e quando recebi a proposta para vir para cá, não pensei duas vezes. Nossa região, Lagoa Vermelha, é a capital nacional do churrasco, então a gente está exportando essa iguaria para o Brasil e até para fora. Aqui no Acre, experimentei a mandioca manteiga, que é muito gostosa. Lá no Sul, só temos a branca, mas essa amarela é deliciosa e vou levar um pouco para casa", disse.

Moisés de Lima Ávila, também mestres em churrasco, comentou sobre sua primeira vez no Acre.


"Recebi esse convite pelo CTG de Lagoa Vermelha, onde eu já lidava, e vim mostrar um pouco da minha sabedoria no Acre, dando curso de corte e ajudando o CTG daqui. Tenho ministrado cursos de churrasco há 15 a 20 anos, e sou gaúcho de nascença, já aprendi a arte do churrasco desde pequeno. O que me chamou a atenção aqui foi a qualidade da carne. O gado do Acre tem um sabor melhor do que o nosso, talvez por causa do pasto. Lá no Sul, o inverno é rigoroso, o que impacta na criação, mas aqui o clima favorece. Ainda não tive a oportunidade de experimentar muitas comidas do Acre, mas até o final da feira pretendo trocar receitas com os chefs locais e provar a culinária daqui", finalizou.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão