Brasil e Mundo áfrica

Segundo maior diamante do mundo é encontrado na África

A pedra preciosa localizada na mina Karowe, no nordeste de Botsuana, é "um dos maiores diamantes brutos já encontrados", segundo a empresa Lucara.

Por Redação

23/08/2024 às 11:24:47 - Atualizado há
Foto: Metrópoles

A pedra preciosa localizada na mina Karowe, no nordeste de Botsuana, é "um dos maiores diamantes brutos já encontrados", segundo a empresa Lucara. O diamante tem 2.492 quilates.

A Presidência do Botsuana destacou que este é o maior diamante encontrado no país. Em termos de quilates, a pedra não fica muito atrás do maior diamante conhecido no mundo, o "Cullinan", de mais de 3.100 quilates, descoberto na África do Sul em 1905.

Leia também

"Estamos muito satisfeitos por termos recuperado este diamante extraordinário", disse William Lamb, CEO da Lucara, citado no comunicado. A Lucara não especifica o valor da descoberta nem a qualidade. Espera-se que o diamante seja entregue ao presidente Mokgweetsi Masisi.

Região produtora de diamantes

A Botsuana é um dos maiores produtores mundiais de diamantes, que constituem a principal fonte de renda do país.

Como salienta Lucara, as receitas dos diamantes trazem a Botsuana "benefícios socioeconômicos consideráveis", ao financiar "áreas essenciais como a educação e a saúde", e as infraestruturas do país de 2,6 milhões de habitantes.

Antes desta descoberta, o maior diamante recuperado em Botsuana era uma pedra de 1.758 quilates também extraída pela Lucara em 2019 e denominada “Sewelo”.

Para ler a reportagem completa acesse RFI, parceiro do Metrópoles.

Fonte: Metrópoles
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Janelão

© 2024 O Janelão - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Janelão