Evento será realizado no dia 07 de agosto em Rio Branco
O mercado de acessórios de moda confeccionados com sementes, cascas e madeira, as chamadas biojóias, será destaque do Sebrae no próximo painel "Amazônia que Eu Quero", marcado para o dia 07 de agosto, às 19h, no auditório da entidade em Rio Branco/AC. O evento é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e Grupo Rede Amazônica que visa promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade na busca pelo desenvolvimento sustentável de uma Amazônia próspera e preservada.
As biojóias estão ganhando destaque como uma alternativa sustentável no setor de moda e acessórios, pois utilizam matérias-primas do bioma amazônico, são renováveis, tem baixa emissão de carbono no seu processo produtivo e no descarte final de resíduos. O Sebrae, reconhecido por seu papel de apoio ao desenvolvimento de pequenas e microempresas, observa que esse é um segmento com muitas oportunidades para o empreendedorismo, especialmente para aqueles que vivem na região Amazônica. "No Acre, por exemplo, estima-se que exista cerca de100 unidades produtivas trabalhando com biojóias, entre indígenas e não indígenas. Nosso objetivo é compartilhar experiências e conhecimentos sobre esse mercado emergente e inovador", destacou o analista de Desenvolvimento no Ambiente de Negócios do Sebrae no Acre, Marcos Paulo Maciente, que participará como painelista.
O painel "Amazônia que Eu Quero" ainda abordará o a cadeia da castanha, a integração das comunidades locais na bioeconomia, e as políticas públicas necessárias para fomentar um crescimento econômico que esteja em harmonia com a conservação ambiental. "A expectativa para a nova temporada é muito alta, porque dessa vez nós vamos falar de temas muito importantes que a gente acredita muito no fortalecimento e desenvolvimento econômico e social da Amazônia", destacou Débora Holanda, coordenadora do Amazônia Que Eu Quero. O evento será transmitido ao vivo pelo site G1 Acre.