Em alusão ao Agosto Branco, movimento voltado para a conscientização sobre a prevenção do câncer de pulmão e o combate ao tabagismo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), promoveu na quinta-feira, 8, a abertura da campanha com uma qualificação destinada aos profissionais da rede assistencial de saúde.
Em alusão ao Agosto Branco, movimento voltado para a conscientização sobre a prevenção do câncer de pulmão e o combate ao tabagismo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), promoveu na quinta-feira, 8, a abertura da campanha com uma qualificação destinada aos profissionais da rede assistencial de saúde. O evento foi realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.
O câncer de pulmão, considerado um dos mais letais, está diretamente ligado ao consumo de produtos derivados do tabaco. De acordo com estatísticas, cerca de 85% dos casos diagnosticados da doença estão associados ao tabagismo, o que torna fundamental a conscientização e a prevenção. Infelizmente, devido à natureza silenciosa do câncer de pulmão, grande parte dos diagnósticos ocorre em estágios avançados, em que o tratamento cirúrgico já não é mais uma opção para 80% a 90% dos pacientes.
A enfermeira técnica do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares da Sesacre, Valéria Teixeira, destacou a importância da abordagem integral no tratamento de pacientes tabagistas. "Nossa oficina de práticas integrativas e complementares, em parceria com o controle de tabagismo, aborda como tratar o paciente tabagista. O tabagismo é um dos maiores fatores de risco para o câncer de pulmão, e estamos focados em práticas que ajudam a diminuir a ansiedade e a manter o êxito na tentativa de parar de fumar", explicou.
Durante o evento, profissionais da Saúde receberam orientações e capacitação para aprimorar o acompanhamento e monitoramento dos casos de câncer de pulmão e apoiar as iniciativas de cessação do tabagismo. A qualificação foi organizada pelo Núcleo de Prevenção de Doenças Crônicas, Núcleo de Práticas Integrativas e pelo Programa Saúde na Escola, como parte de uma programação que se estenderá pelos meses de agosto e setembro.
Vanessa Cristina Bissmann, coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo do Estado do Acre, ressaltou o papel crucial da qualificação: "O evento de hoje reforça as ações de prevenção contra o câncer de pulmão. As práticas integrativas, com o controle do tabagismo, são fundamentais para ajudar os pacientes na difícil tarefa de cessar o uso do tabaco e, assim, diminuir a mortalidade e incidências relacionadas ao câncer de pulmão".
A qualificação teve como público-alvo os atuais e futuros condutores dos grupos de tabagismo nas unidades de saúde, com foco em ampliar e fortalecer essas iniciativas em todo o Estado. Pela manhã, a fonoaudióloga Gisele Moraes conduziu uma oficina sobre técnicas de respiração, seguida, à tarde, por uma palestra da nutricionista Juliana Aragão, abordando a importância da alimentação adequada e o uso de fitoterápicos, como chás, no processo de cessação do tabagismo.
Das 8h às 17 h – Capacitação no tratamento do tabagismo na Atenção Primária
Das 8h às 17 h – Capacitação no tratamento do tabagismo na Atenção Primária
Das 14h às 17 h – Projeto "Dia Nacional de Combate ao Fumo 2024 – Tabagismo: os danos para a gestação e o bebê". Roda de conversa para gestantes de alto risco. Local: Policlínica Tucumã
Das 8h às 17h – Capacitação no tratamento do tabagismo na Atenção Primária